segunda-feira, 26 de março de 2012

Aves

                                                                        AVES


Ave do paraíso É uma tribo de aves passeriformes da família Paradisaeidae, com 14 géneros e cerca de 43 espécies das chamadas aves-do-paraíso. A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. O grupo é típico da Australásia e está presente nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical e manguezais.

As aves-do-paraíso são aves de pequeno a médio porte, medindo entre 15 a 120 cm de comprimento, incluindo a cauda. As espécies maiores têm dimensões aproximadas a um corvo. O grupo é notório por dimorfismo sexual extremo: as fêmeas têm plumagem monótona, em tons de cinzento e castanho, enquanto que os machos da maioria das espécies são muito coloridos, por vezes em tons contrastantes e/ou iridiscentes, com caudas longas e/ou penas que se destacam na cabeça e pescoço. Há no entanto espécies onde o macho não é ornamentado e é semelhante à fêmea. O bico é curto e forte e adaptado a uma alimentação omnívora, baseada em frutos, folhas e animais como anfíbiosinsectos e outros invertebrados.
Os machos das aves-do-paraíso são normalmente solitários, enquanto que as fêmeas vivem em pequenos bandos juntamente com os juvenis. Na época de reprodução, o macho representa uma série de rituais de exibição, com o objectivo de atrair as fêmeas. Estas danças são muito elaboradas e no género Parotia fazem inclusivamente lembrar as danças hula e limbo. Nas maioria das espécies, onde há dimorfismo sexual significativo, a fêmea toma conta da incubação e crias sozinha, mas quando o macho é semelhante em plumagem à fêmea toma também parte nos cuidados parentais. A hibridização é um fenómeno comum dentro deste grupo e resulta em animais com plumagens intermédias, que foram confundidos no passado como espécies próprias.






Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Passeriformes
Família:Paradisaeidae
Tribo:Paradisaeini



Ave guará   O guará (ibis rubra) do gênero das pernaltas de bico comprido e recurvado para baixo, de plumagem vermelho-carmesim com a extremidade das asas orlada de preto, tem seu habitat natural nas lagoas e nos mangues. O Padre José de Anchieta refere-se a esta ave, em carta de 1.560 ao Padre Diogo Laines, Roma:
     "- Há ainda uma ave marinha (aquática) por nome guará igual ao mergulhão, mas de pernas mais compridas, de pescoço igualmente longo, de bico estendido e adunco.
Alimenta-se de caranguejos e muito voraz. 
Dá-se com ele uma perpétua metamorfose. Na primeira idade reveste-se de penas brancas, que se mudam depois em cor cinza, e passando algum tempo tornam a embranquecer, embora de menor alvura que na primeira idade; e por fim, ornam-se de cor purpúrea, belíssima; as quais os brasis muito apreciam, pois com elas enfeitam os cabelos e os braços nas suas festas". 

Os guarás também são comentados na biografia de Anchieta como protetores contra os ardores do sol, pela formosa nuvem que em certa ocasião fizeram sobre a sua canoa missionária.
Esta linda pernalta deu origem ao nome de nossa cidade de Guaraparim. Um curumim (criança indígena) teria indicado ao seu pai estas aves, que costumam ficar com uma das pernas recolhida, dizendo: "- Olhe papai, o guará parece estar com uma perninha só! Parim!". Daí o nome Guaraparim: guará (ave ibis rubra) + parim (manca).

O nosso mangue e as lagoas próximas de Graçaí, Ubaí e Mãe-bá estariam povoadas destas aves. Hoje, infelizmente extintas. Contudo existe atualmente uma preocupação, digna de elogios, de que estes lugares venham aninhar logo as referidas aves, restituindo todo o encanto de outrora. Na pessoa do Sr. Manoel Duarte, de Meaípe, está a iniciativa e a esperança.

 

 Agapornis é um género de aves psitaciformes, onde se classificam os inseparáveis, pássaros-do-amor ou periquito-namorado. São aves barulhentas e activas em liberdade e cativeiro, e dadas a demonstrações de afecto para com membros da sua espécie e donos humanos.
Vivem em regiões secas relativamente arborizadas. É uma ave colorida e pequena, que atinge por volta de 15 cm (variando pouco de espécie para espécie).
Vivem em pequenos bandos. Alimentam-se essencialmente de fruta, vegetais, ervas e sementes












Nenhum comentário:

Postar um comentário